Cabeçalho
Home | Artigos | Fale Conosco
Artigos

 

SAGRAÇÃO DO TEMPLO DA ARLS OSMAN AGUIAR BACELLAR

Osvaldo Pereira Rocha*

Aconteceu na noite de 04/09/2010-EV, no Oriente de Brejo – MA, a sagração do Templo da ARLS "Osman Aguiar Bacellar", recentemente reconstruído, inclusive com a inversão do oriente e do ocidente, em face da incorreção havida quando da sua construção, que ameaçava desabar.

A referida sagração foi feita por este Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, que para aquele Oriente se deslocou de São Luís com o Grão Mestre Adjunto, Carlos Craveiro Pessoa, acompanhado de sua filha Karol; com o Venerável Mestre da ARLS Guardiã da Independência, Dilson Gouveia Silva e sua mulher; o Irmão Ivan Silva dos Santos e sua mulher; o Irmão João Pinto, e sua mulher; o Irmão Jonilson Bogéa, e sua filha Maria Luiza; o Irmão Francisco Domingos da Cunha Martins; o Irmão Emanoel da Luz e sua mulher; o Irmão Cristiano Bogéa e o Irmão Elias e seu filho.

Em Entroncamento, se engajou na Comitiva do Grão-Mestre o Irmão Arlindo Ferreira Menezes, Venerável - Orador do Triângulo Maçônico "Augusto Monteiro da Rocha" e sua mulher; e do Oriente de Chapadinha também seguiu para o Oriente de Brejo, o Eminente Grão-Mestre "Ad Vitam" do GOAM e Presidente de Honra da COMAB, Raimundo Ferreira Marques.

A Sessão Especial de Sagração supracitada contou com as presenças de Veneráveis Mestres do Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB-MA e da Muito Respeitada Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA; de Mestres Instalados, Mestres, Companheiros e Aprendizes-Maçom das referidas Potências Maçônicas coirmãs e, obviamente, com as dos Irmãos do Augusto Quadro, todos demonstrando muita alegria pelo grande evento.

Os discursos dos Irmãos da Osman Aguiar Bacellar, Antonio João, Osman Bacellar Neto e outros, inclusive do seu Venerável Mestre, Marcelo José Porto Costa, foram no sentido de agradecer a presença do Grão-Mestre e sua comitiva; e a todos os que contribuíram para o êxito da reconstrução; os de outras Oficinas da Arte Real enalteceram o trabalho valioso do Irmão Marcelo Porto e sua valorosa equipe, pelo êxito alcançado; o Eminente Irmão Raimundo Marques, com o dom da oratória que possui, fez um retrospecto da vida do Homem Maçom e da História de Osman Aguiar Bacellar, Obreiro que deu à Loja o seu nome atual, sendo vivamente aplaudido.

O Grão-Mestre do GOAM, na oportunidade, agradeceu ao Grande Arquiteto do Universo pela oportunidade a si proporcionada de sagrar o belo Templo reconstruído, e fez uma síntese dos pronunciamentos anteriores, dizendo-se muito feliz pelo grande evento maçônico; e o Irmão Orador, em suas conclusões, fez um bonito e completo relato da História da Loja, sem deixar de mencionar as contribuições mais importantes para que se chegasse ao momento então vivido e enfatizou que tudo estava justo e perfeito.

Após a bela sessão foi servido na AABB um ótimo jantar para os Maçons, Cunhadas, sobrinhas e sobrinhos, e convidados especiais, dentre estes o Prefeito da cidade, que se mostraram contentes e satisfeitos.

Parabéns, para a Loja Osman Aguiar Bacellar, seu Venerável Mestre e demais Obreiros; parabéns para o GOAM e para a Maçonaria Unida do Maranhão; e parabéns para a Maçonaria brasileira e universal, por tão feliz e importante acontecimento!

*Grão-Mestre do GOAM e Assessor Especial da COMAB para assuntos da Região Norte (rocha.osvaldo@uol.com.br)

 

Copyright© 2009, Orlando Brito Filho - Projeto Musel Pessaol Dr. Osvaldo Pereira Rocha.