Untitled Document

Untitled Document


CLARICE LISPECTOR

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1 Samuel 7.12). Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo formam a Santíssima Trindade e um único Deus. “Senhor Deus, fazei de nós um só corpo e um só espirito”.

Este articulista pretende fazer neste momento uma síntese da biografia da escritora e jornalista brasileira, de origem judia, Clarice Lispector, que foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX e fez parte do Terceiro Tempo Modernista; que com o seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais.

Escritora ucraniana naturalizada brasileira, autora de romances, contos e ensaios, é considerada a maior escritora judia desde Franz Kafka. Nasceu em 10 de dezembro de 1920 e faleceu em 09 de dezembro de 1977. E teve por cônjuge: Maury Gurgel Valente. E os filhos Pedro Gurgel Valente e Paulo Gurgel Valente. Formada em Direito pela Faculdade Nacional de Direito – FND/UFRJ (1939 – 1943).

Considerada por muitos críticos literários como um dos maiores nomes da literatura brasileira. Estreou com o premiado romance ‘Perto do Coração Selvagem’ em 1943. Outras obras: “A Hora da Estrela”; “A Paixão Segundo GH”; “Água Viva”; “Todos os Contos”. Filmes: ‘A Hora da Estrela’; ‘O Corpo’; ‘Ruídos de Passos’.

Clarice Lispector ficou também conhecida pela construção de personagens de forma intimista e pelos processos de epifania presentes em suas obras.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva a Igreja Católica! Viva o Estado do Maranhão e sua Capital, São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade! Viva a Sublime Instituição Maçonaria! Viva Clarice Lispector e suas obras literárias!

Roga ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde e nos dê mais anos de vida com saúde, amor e paz. SL, 13/09/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"