Untitled Document

ADESG NO MARANHÃO

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG através de sua “Revista ADESG Defesa e Desenvolvimento”, de publicação mensal, divulga as atividades da Escola Superior de Guerra – ESG e das Forças Armadas Nacionais (Marinha, Exército e Aeronáutica), com pontualidade e precisão, dando enfoque especial à Segurança Nacional e, por isto mesmo, é merecedora de encômios.

A ADESG tem por finalidade, o seguinte:

1 – preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade;

2 - incentivar, cada vez mais, a amizade e a solidariedade entre os seus membros;

3 – difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança e o Desenvolvimento, com ênfase na Defesa Nacional, observados os métodos e as pesquisas da Escola Superior de Guerra – ESG;

4 – desenvolver outras atividades de natureza cultural e educacional.

“A ADESG, por estar em todo o país, e cultuar a Pátria acima dos regimes, paira soberana sobre todas as questões. É a entidade que defende a unidade de pensamento na diversidade cultural do Brasil” (Moacir Elias, Membro da Turma ESG 1982 – Marechal Eduardo Gomes. É médico, de saudosa memória, visto que falecido em 17 de agosto de 2006).

A mencionada revista, na sua edição de junho de 2012 destaca a INDÚSTRIA DA DEFESA; SEGURANÇA PÚBLICA; CENTENÁRIO DE RIO BRANCO, O MAGO DA DEFESA; e A COMEMORAÇÃO DO DIA DO EXÉRCITO NO RIO.

A de julho de 2012, por exemplo, tem como matéria de capa A “AMAZÔNIA AZUL”; como Editorial ‘MAR MARINHA DO BRASIL’, de autoria do Contra-Almirante Wilson Montalvão, Primeiro Vice-Presidente ADESG; SOAMAR É FORTE ALIADA DA MARINHA; 147 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO; MAJOR BRIGADEIRO DO AR RODRIGUES FILHO ASSUME COMANDO DO III COMAR; Mensagem do Presidente da ADESG, Delegado de Policia Federal Pedro Luiz Berwanger aos Associados, abordando o tema Preservação das Tradições, Marcas e Símbolos, todas da mais alta importância.

A ADESG MARANHÃO, que tem como dinâmico Delegado o Professor Josemar Bezerra Raposo está programando novo Curso em nossa Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade para ter início ainda neste ano e conclusão em 2013, possivelmente mediante convênio com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, gestão do Magnífico Reitor José Augusto Silva Oliveira que, por sinal, recebeu com a maior cortesia o mencionado Delegado Josemar, que se fez acompanhar de Arthur Almada Lima Filho, João Francisco Batalha e Osvaldo Pereira Rocha, em seu Gabinete, no dia 16/07/2012.
"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"